Bem-vindo ao 1º FITA Floripa

O FITA é o primeiro Festival Internacional de Teatro de Animação a ser realizado na cidade de Florianópolis. Acontecerá de 20 e 24 de junho de 2007, estendendo-se também a Jaraguá do Sul nos dias 22 e 23. O evento reunirá grupos nacionais e internacionais que apresentarão, ao público catarinense, produções teatrais representativas do teatro de bonecos.

O festival tem por objetivo promover a participação, o debate e a formação do espectador catarinense para esta modalidade teatral, e assim democratizar o acesso à Arte e à Cultura. Além disso, o evento possibilitará o intercâmbio entre os bonequeiros convidados com os grupos catarinenses.

A realização deste Festival pressupõe um encontro expressivo, efervescente e amplo, com a intenção primordial de aproveitar a presença de grandes nomes da cena nacional e internacional para dialogar com atores bonequeiros e o público em geral.

Sob coordenação da professora Maria de Fátima Souza (Sassá) Moretti, docente do curso de artes cênicas do Centro de Artes - CEART da UDESC, o festival reunirá grupos com produções representativas do teatro de bonecos.

O festival visa formar e consolidar um público para esta modalidade teatral, além de possibilitar o intercâmbio entre os "bonequeiros".

Sassá Moretti - Coordenadora


De acordo com Sassá Moretti, a realização deste festival pressupõe um encontro expressivo, efervescente e amplo, com a intenção primordial de aproveitar a presença de grandes nomes da cena nacional e internacional para dialogar com atores bonequeiros e o público em geral.

A abertura será em 20 de junho, com uma apresentação às 12h30 na Concha Acústica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e desfile de bonecos no centro da cidade. À noite, haverá a abertura oficial do festival no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com a apresentação do espetáculo "El avaro" de Molière, com o grupo Tàbola Rassa, da Espanha.

Zelia Sabino e Sassá MorettiA programação inclui ações como a apresentação de espetáculos em teatros e praças públicas; mostra de teatro em miniatura (lambe-lambe); lançamento dos livros "Vida de Boneco" e "Móin Móin"; exposição de fotografias; oficina, bate papo com os bonequeiros. Vários espaços culturais de Florianópolis receberão o festival. Entre eles, o Teatro da UFSC (DAC), o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura, o Teatro da Ubro, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Asilo Associação Irmão Joaquim, a Praça XV de Novembro e o Centrinho da Lagoa da Conceição.

Grupos internacionais e nacionais estão agendados para o festival. De outros países, são esperados Pickled Image - Houdini's Suitcase, da Inglaterra; La Santa Rodilla - Manologías, do Peru; Sergio Mercúrio - El titiritero de Banfield, da Argentina; e Tabola Rassa -El avaro de Moliere, da Espanha. Dos grupos brasileiros, estão agendados a Cia. Truks - Senhor dos Sonhos e o Morpheus Teatro - O princípio do espanto, ambos de São Paulo; Mamulengo Presepada - O romance do vaqueiro Benedito, do Distrito Federal; e a Cia. Gente Falante - Quatro Contos, do Rio Grande do Sul. Entre os participantes catarinenses, o público poderá conferir o trabalho do Grupo Gats - O patinho feio, de Jaraguá do Sul; Cirquinho do Revirado - O sonho de Natanael, de Criciúma; Cia. Experimentus Teatrais, de Itajaí, com dois espetáculos O Menino do Dedo Verde e Brincando de Boneco; e de Florianópolis, Teatro Jabuti, com o espetáculo Eleontina, e o Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC, apresentando Sonhos.